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Montando Seu Personagem em Tormenta 20: Raças, Classes e Origens de Arton!

E aí, futuros heróis de Arton! Já demos uma geral no que é Tormenta 20 e por que ele é um fenômeno nacional. Agora, a gente vai botar a mão na massa e criar aquele personagem que vai meter medo (ou inspirar!) no mundo de Arton! Montar seu aventureiro em T20 é um processo divertido e cheio de opções, garantindo que seu herói seja único e com a sua cara.


Assim como no D&D, seu personagem em Tormenta 20 é definido por escolhas que se encaixam como peças de um quebra-cabeça: Raça, Classe e Origem (o que seria o Background em outros sistemas). Cada uma dessas decisões molda quem ele é, o que ele sabe fazer e de onde ele veio. Vamos nessa!

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1. Raça: A Essência do Seu Herói em Arton!


A raça em Tormenta 20 vai muito além da aparência. Ela traz consigo toda uma bagagem cultural, habilidades inatas e, claro, bônus para seus atributos. Em Arton, a variedade é gigantesca, e as opções são bem mais "abrasileiradas" e criativas do que você pode estar acostumado.

Algumas das raças mais marcantes de Arton (e o que elas trazem):

  • Humano: A raça mais comum e versátil. Humanos em T20 são adaptáveis, ganham uma perícia extra e um poder geral à sua escolha, o que os torna bons em qualquer classe e com muita capacidade de se destacar.

  • Anão: Fortes, leais e com uma afinidade natural com pedras e metal. Anões são robustos em combate, resistentes a venenos e magias, e têm visão no escuro. Ótimos guerreiros e clérigos.

  • Elfo: Graciosos, com ligação à magia e à natureza. Elfos são ágeis, têm sentidos apurados e facilidade com magias. Perfeitos para arcanistas e personagens focados em destreza.

  • Goblin: Pequenos, espertos e com uma habilidade de se meter em confusão. Goblins são ágeis, furtivos e têm talentos para trapaças e geringonças. Ótimos ladinos ou inventores malucos!

  • Lefou: Humanos (ou outras raças) que foram corrompidos pela Tormenta, a tempestade de distorção da realidade. Lefous são marcados por deformidades visíveis (chifres, garras, pele escamosa) e recebem poderes bônus ligados à Tormenta, mas são vistos com desconfiança por muitos. Uma opção para quem quer um personagem mais sombrio e complexo.

  • Minotauro: Imponentes, honrados e com a força de um touro. Minotauros são grandes e fortes, ideais para serem os tanques do grupo, capazes de carregar muito peso e atacar com força bruta.

  • Sílfide: Criaturas ligadas ao vento e à natureza, com asas e um temperamento livre. Sílfides são ágeis, com bônus em Carisma e Destreza, e podem voar (com certas restrições), o que as torna excelentes para bardos e ladinos.

Como escolher? Pense na história do seu personagem e como ele se encaixa no mundo de Arton. As raças de Tormenta têm personalidade forte!


2. Classe: O Seu Jeito de Bater, Curar ou Conjurar!


A classe em Tormenta 20 é o que define o estilo de combate, as habilidades e os poderes principais do seu personagem. Cada classe tem uma progressão única e muitas escolhas que permitem uma customização profunda.

Algumas das classes mais populares (e suas especialidades):

  • Guerreiro: O mestre das armas e armaduras. Guerreiros são os combatentes de linha de frente, com habilidades para dar mais dano, defender aliados e aguentar muita porrada.

  • Bárbaro: Um combatente furioso que entra em um estado de "Fúria" para causar mais dano e resistir a ataques. Menos tático que o guerreiro, mais impulsivo e brutal.

  • Bardo: Artistas que usam a música e a performance para inspirar aliados, desmoralizar inimigos e lançar magias. São carismáticos, versáteis e ótimos em social.

  • Clérigo: Sacerdotes devotos que canalizam o poder de suas divindades. Curam ferimentos, protegem aliados e punem os inimigos dos seus deuses com magia divina.

  • Feiticeiro: Aqueles que possuem magia inata, geralmente vinda de uma linhagem mágica ou um evento místico. Suas magias são mais intuitivas e explosivas.

  • Ladino: Mestres da furtividade, armadilhas e truques. Ladinos são especialistas em ataques furtivos (que causam dano extra quando o inimigo está desprevenido), arrombamento e enganação.

  • Mago: O estudioso da magia arcana, que aprende feitiços através de grimórios e muita pesquisa. Magos têm um vasto repertório de magias, perfeitos para controle de campo e ataques elementais.

  • Paladino: Guerreiros sagrados que seguem um juramento a uma divindade ou ideal. Combinam combate marcial com magias divinas, curas e a capacidade de expurgar o mal.

Como escolher? Pense no papel que você quer desempenhar no grupo. Gosta de ser o atacante principal? O suporte que cura? O controlador de multidões com magias?


3. Origem: De Onde Veio o Seu Aventureiro?


A Origem é o que chamamos de "background" em outros sistemas, mas em Tormenta 20 ela tem um peso ainda maior na mecânica do jogo. A Origem define o passado do seu personagem antes de ele se aventurar, e concede bônus em perícias, equipamentos e um poder especial que reflete sua história.

Alguns exemplos de Origens (e suas vantagens):

  • Aventureiro Nato: Você já nasceu com o espírito da aventura e ganha um poder geral adicional.

  • Capitão: Você liderava um grupo e ganha bônus em perícias sociais e um poder para inspirar seus aliados.

  • Criminoso: Você vivia à margem da lei e tem perícias em furtividade e enganação, além de contatos no submundo.

  • Eremita: Você viveu isolado e tem conhecimento sobre a natureza, além de uma mente resistente a certas influências.

  • Gladiador: Um lutador de arenas, com perícias de combate e a habilidade de intimidar seus oponentes.

  • Nobre: Você veio de uma família rica e influente, com bônus em perícias sociais e acesso a recursos.

  • Soldado: Treinado para o combate e a disciplina, com bônus em perícias de luta e experiência tática.

Como escolher? A Origem é ótima para dar profundidade ao seu personagem e explicar por que ele está no caminho da aventura. Além disso, os poderes de Origem são super úteis!


A Magia da Combinação:


O legal de Tormenta 20 é que você pode misturar essas três peças e criar personagens muito diversos:

  • Um Minotauro Guerreiro com Origem Gladiador será um monstro na arena, com força e perícias para esmagar inimigos.

  • Uma Lefou Feiticeira com Origem Bruxa (se você for para esse lado!) terá poderes sombrios e um passado misterioso, moldado pela Tormenta.

  • Um Sílfide Bardo com Origem Artista será a alma da festa, inspirando o grupo com sua música e carisma.

No início, o livro básico de Tormenta 20 te guiará passo a passo na criação da ficha. Não tenha medo de experimentar e criar o herói que você sempre quis ver em ação!


Sentiu a adrenalina de montar seu guerreiro (ou mago, ou ladino) de Arton? Qual combinação de Raça, Classe e Origem te deixou mais animado? Conta pra gente nos comentários e bora preparar para a próxima jornada!


*Este post utiliza imagens gerados por ia

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