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Perícias e Testes em Tormenta 20: Como Mandar Bem em Qualquer Desafio!

Em Tormenta 20, a gente usa a perícia para determinar se seu personagem consegue realizar uma ação difícil que não está ligada diretamente a um ataque ou magia. E a dinâmica é bem tranquila, se liga.


E aí, aventureiros de Arton! Já criamos a identidade do seu herói com a raça, classe e origem. Agora, vamos falar sobre a mecânica que vai te ajudar a resolver qualquer perrengue que surgir no seu caminho: as perícias e os testes de perícia. Pensa nisso como as ferramentas do seu herói para interagir com o mundo, seja para escalar uma montanha, mentir para um guarda ou identificar uma criatura estranha.


Em Tormenta 20, a gente usa a perícia para determinar se seu personagem consegue realizar uma ação difícil que não está ligada diretamente a um ataque ou magia. E a dinâmica é bem tranquila, se liga.


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O Que São Perícias?


Perícias são as habilidades treinadas do seu personagem. Cada uma delas está ligada a um dos seis atributos principais (Força, Destreza, Constituição, Inteligência, Sabedoria e Carisma).

Exemplo:

  • Se você quer ser furtivo, você vai usar a perícia Furtividade, que é ligada ao atributo Destreza.

  • Se você quer ter conhecimento sobre a história de um reino, você vai usar a perícia Conhecimento, que é ligada ao atributo Inteligência.

  • Se você quer convencer um nobre a te ajudar, você vai usar a perícia Diplomacia, que é ligada ao atributo Carisma.

Se o seu personagem é treinado em uma perícia, ele ganha um bônus especial que o torna melhor nela. Você escolhe as perícias treinadas na criação do personagem, com a sua classe e origem.


Como Funciona um Teste de Perícia?


Quando o Mestre pedir um teste, a mecânica é a seguinte:

  1. O Mestre define a Dificuldade (CD): Ele estabelece um número-alvo que você precisa alcançar. A CD (ou Classe de Dificuldade) pode ser fácil (CD 10), média (CD 15), difícil (CD 20) ou até lendária (CD 30 ou mais!).

  2. Você rola o d20: O dado de 20 faces é o coração do teste. Ele é que traz a sorte (ou o azar!) para a jogada.

  3. Você soma seus bônus: Depois de rolar o d20, você soma o modificador do atributo que a perícia usa, seu bônus de treinamento (se for treinado), e outros bônus que seu personagem possa ter.

  4. Atingiu o CD? Sucesso! Se o resultado total for igual ou maior que a CD do Mestre, você conseguiu! Se for menor, a ação falha.

Exemplo Prático:

O Mestre diz que há uma porta trancada e pede um teste de Ladinagem (perícia de Destreza) com CD 15.

  • Você rola um d20. Digamos que o resultado foi 12.

  • Seu personagem tem Destreza +4 e é treinado em Ladinagem (+2). Total: 12+4+2=18.

  • Como 18 é maior que 15, você consegue abrir a fechadura! Arrasou!


Um Detalhe Importante: Testes Opostos!


Às vezes, seu teste de perícia não é contra uma CD fixa, mas sim contra a perícia de outro personagem. Isso é chamado de teste oposto.

Exemplo:

Seu personagem quer mentir para um guarda. O Mestre pode pedir um teste de Enganação (perícia de Carisma) contra um teste de Intuição (perícia de Sabedoria) do guarda.

  • Você rola seu teste de Enganação e tira 20.

  • O Mestre rola o teste de Intuição do guarda e tira 15.

  • Como seu resultado foi maior, a sua mentira é convincente e o guarda acredita em você!

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Dicas para Usar as Perícias com Sabedoria:


  • Conheça seus pontos fortes: Saiba em quais perícias seu personagem é treinado e use-as sempre que possível. Se você é bom em Diplomacia, tente resolver os problemas na base da conversa em vez da porrada.

  • Seja descritivo: Em vez de só dizer "eu uso a perícia...", descreva o que seu personagem está fazendo! "Eu tento persuadir o nobre, falando sobre os benefícios financeiros que nossa aliança trará" é muito mais legal do que "eu rolo Diplomacia".

  • Peça ajuda! Se a tarefa for difícil, peça para um colega de equipe ajudar. Isso é um jogo cooperativo! Em algumas situações, o Mestre pode dar vantagem no seu teste se outro jogador te ajudar.

  • Não tenha medo de falhar: A falha faz parte do jogo! Uma falha em um teste de Acrobacia pode ser uma queda engraçada, e uma falha em um teste de Enganação pode levar a uma cena hilária. O importante é a história que a gente cria, e falhas são ótimas para isso.

As perícias são a chave para a interação com o mundo de Arton, e dominar essa mecânica é o que separa um aventureiro comum de uma verdadeira lenda! Com um pouco de treino, você vai rolar esses d20 como um profissional e enfrentar qualquer desafio!

Curtiu a explicação? Tem alguma perícia que te deixa mais animado para usar nas aventuras? Deixa seu comentário e vamos continuar esse papo de heróis!


*Este post utiliza imagens gerados por ia

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